Segue-se um conjunto de meditações pelos respetivos autores.
Deepak Chopra é um médico e escritor espiritualista, pioneiro de renome Mundial na medicina integrativa e transfrmação pessoal. fundador da Fundação Chopra e co-fundador do Centro Chopra - Meditação e Bem-estar. Uma sondagem global realizada na internet pelo The World Post e pelo The Huffington Post classificou Deepak Chopra como o 17.º pensador mais influente do mundo e o 1.º no campo da Medicina. A revista Time descreveu o Dr. Chopra como "um dos 100 heróis de topo e ícones do século".
Meditação atenciosa de Deepak Chopra
Descubra a sua sabedoria interior... ou apenas descanse
Trata-se de uma técnica simples para desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta e permanece desperta, vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo.
1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.
Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.
Se durante a meditação você perceber que está se está a concentrar em algum sentimento ou expetativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.
Pratique esta técnica durante quinze minutos. No final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma a sua rotina.
Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.
Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".
Pode-se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai-se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão a ser liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.
Também pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que está a precisar de mais horas de descanso.
Pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.
Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, irá conseguir um contacto significativo com o self. Vai poder comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, o seu génio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do Universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.
Deepak Chopra in Saúde Perfeita
Meditação As Sete Leis Espirituais do Sucesso - Deepak Chopra
Louise Hay foi uma autora motivacional e fundadora da Casa Hay, uma casa de publicações literárias. Louise lançou vários livros de autoajuda, sendo considerada uma das fundadoras deste género de literatura. Palestrante e professora de metafísica, iniciou a sua carreira como ministra da Ciência da Mente em 1971. Já ajudou milhões de pessoas a descobrir e usar todo o seu potencial criativo para o crescimento pessoal e a autocura. Ela é conhecida como uma das maiores difusoras do conceito de autoajuda. É uma das autoras mais vendidas da história no mercado editorial em todo o mundo. Nos seus livros, propõe que enfermidades físicas geralmente são psicossomáticas.
Você pode Curar a sua Vida! - Louise Hay
Meditação da Criança Interior - Louise Hay